sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Mary Goes Round - Sunset (1989)



1986, Rex Club, Paris. Foi a primeira aparição de Jérôme Avril e Cécille Balladino (convidados pelo Sonic Youth), com o nome da banda intitulado Red Light na época e, ainda, contando com Maurice (baixo) e Gilbert Correy (bateria). Este foi o primeiro e único evento da banda, até terem a oportunidade de ter uma canção lançada na coletânea Unreleased Volume I, em '87. Nesta ocasião, foi gravada The Shelter, única canção gravada em estúdio com um baterista e o nome Mary Goes Round foi escolhido.
Até aí, nada de tão animador acontecera; foi quando, um ano depois, tiveram a oportunidade de lançar outra nova música na coletânea Unreleased Volume II. Então, foi gravada The Nightmare, com uma drum machine para substituir Gilber Correy, ausente no momento. Depois disso, eles decidiram gravar seu primeiro album, sem Gilbert, que definitivamente deixou a banda. Foram gravadas 5 canções demo e distribuídas pelo selo New Rose, famosa gravadora francesa da época. Então, o mini-LP Sunset foi lançado.
A Mary Goes Round tinha fortes influências da Asylum Party e Little Nemo, que eram bandas da cena francesa que, junto a outras bandas menores, estavam dando origem a um pseudo-movimento chamado de "Touching Pop". Seria algo como uma "evolução" do darkwave, mesclando o estilo com o pop; que por fim resultou em algo não tão distante da origem.
O Mary Goes Round se dissolveu após a saída de Cécille e do baixista Thierry.

O mini-LP original Sunset, foi lançado com apenas 7 músicas. A versão que postarei aqui é a do CD, que tem um adicional de 5 músicas e foi lançada em 1990. Não há muito o que falar sobre o Sunset (mentira, há sim). Nele, a banda está no início do movimento citado acima, onde o darkwave e o coldwave ainda estão bem pesados nas músicas. O album em si é altamente viajante bom de se ouvir, a começar pela primeira, Mary Sleeps Alone, com aquele efeito de música pra dormir Music Box, e falando sobre os enigmas do por que da Mary (personagem fictícia de algumas músicas da banda) dormir sozinha... 
Dark Times, realmente, me parece tempos negros; onde não se entende o por que de ter matado um certo alguém e isto transforma-se numa paranóia. E sim, a sonoridade da música ajuda a baixar o clima da canção, com uma batida bem monótona e progressiva.
The Night e The Promised Land, são músicas mais dançantes, onde as guitarras são bem vivas, assim como a drum machine, que ajudam a ter um som mais forte, mais vivo...
The Great Desire é uma música mais parada, porém, não menos interessante que as anteriores. Com uma programação de batidas mais trabalhadas e novamente a guitarra dando uma vida a música.
Tearsdrops Again. Essa música é talvez a melhor do álbum para mim. Tentem escutá-la e não  se deixar envolver. Tentem escutá-la e não sentir, no mínimo, que seus pensamentos voaram pra longe por uns tempos... O instrumental dela é bem trabalhado; a linha de baixo progressiva, a guitarra dando uma dose a mais de psicose.
A sonoridade de The Nightmare, retrata bem o título da música e a sua letra, um tanto macabra. (?)
Mary In The Sky e On The Sea são músicas mais trabalhadas; diria melhor arranjadas.
The Shelter é uma música bem empolgante, com sua batida progressiva e uma sonoridade mais darkwave.
Another Sunset é a melhor música para se fechar o álbum, com uma letra diferente das outras do álbum, ela se diferencia não só na letra como também na sonoridade. Algo meio coldwave/synthpop, sem o peso do darkwave.

Mary Goes Round:

Jérôme Avril (guitarras, composição e vocais)
Cécille Balladino (teclados)
Stéphane Michaud (guitarras de 1991 até o fim da banda)
Thierry Sobezyk (baixo de 1991 até o fim da banda)

Sunset (1989)


01 - Mary Sleeps Alone
02 - Dark Times
03 - The Night
04 - The Promised Land
05 - The Great Desire
06 - Sunset
07 - Teardrops Again
08 - The Nightmare (version 88)
09 - Mary In The Sky
10 - On The Sea
11 - The Shelter (version 89)
12 - Another Sunset

>>> 1986, Rex Club, Paris. Was the first appearance of Jérôme Avril and Cécille Balladino (invited by Sonic Youth), under the name Red Light and with Maurice (bass) and Gilbert (drums). This was the first and only band show, until they have an opportunity to release a song in the Unreleased Volume I compilation in ’87. In this occasion, The Shelter was recorded, the only studio song with a drummer and the name Mary Goes Round was chosen.
After a year, they have another opportunity to record a new song in the Unreleased Volume II. So The Nightmare was recorded with a drum machine to replace Gilber Correy, absent at that time. After this, they decided to release your first album without Gilbert, that definitely left the band. Was recorded 5 demo songs and distributed by the New Rose label, famous label at that time. Thus the mini-LP was released.
Mary Goes Round had strong influences of Asylum Party and Little Nemo, bands of the french musical scene that along with other small bands were giving rise to a pseudo-movement called “Touching Pop”. It would be something like na evolution of darkwave mixing with pop, which ending in something not so far from the origin. The band broke up after Cécille and Thierry (bass) left the band.
The original Sunset mini-LP was released with just 7 songs. This today’s version is the CD version, with 5 more songs and was released in ’90. There’s no much to talk about this album (lie, there is). In this album, the band was in the beginning of the movement mentioned above, where the darkwave/coldwave was still very present in the compositions. The album have a very delightful sound to hear, starting by the first Mary Sleeps Alone with that lullaby Music Box effect and lyrics about the mysteries of why Mary (fictional character of the band that appears in some band songs) sleeps alone...
Dark Times really sounds me like dark times; where the no reason of killing someone turns in a paranoia. The beat of the song help a lot with the lyric, a very humdrum beat.
The Night e The Promised Land are songs with dancing beats, with more vivid guitars making the sound stronger.
The Great Desire is a slow song but not less interesting than previous. With a good drum programming and the guitars again giving life to music.
Tearsdrops Again. It’s possibly the great song of album for me. Try to listen to it and don’t let get involved. Try to listen this song and don’t feel, at least, that your thoughts fly away for a while... The melody is very well, the bass line is hypnotic and the guitars provide an extra dose of psychosis.
The sound of The Nightmare shows well the song title and lyric (rather macabre). Mary In The Sky and On The Sea are great songs, were better produced, maybe. The Shelter is the song that for which I met the band. Progressive drum beat and a darkwave sound. Another Sunset is a different song of the others of this album, the lyrics and melody. More synthpop (?) than darkwave.

Download!




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